Foto: Letícia Martins / ECVitória

Em 2020, o Vitória já mandou a campo 17 revelações da Toca do Leão

Estamos apenas no começo do segundo mês do ano, mas o torcedor do Vitória já teve uma amostra considerável dos talentos que estão sendo revelados pelo clube do coração. Em pouco mais de duas semanas de bola rolando, o rubro-negro já mandou a campo 17 jogadores criados nas categorias de base da Toca do Leão, 13 no Campeonato Baiano e quatro na Copa do Nordeste: Lucas Arcanjo, Ronaldo, Carlos Eduardo, Wellisson, Farinha, Figueiredo, Bruno Henrique, Edson Júnior, Gabriel Gomes, Matheus Tenório, Luan Gabriel, Gabriel Santiago, Léo Ceará, Caíque Souza, Ruan Levine, Nickson e Eron. 

O número elevado de jovens aproveitados já no começo da temporada é consequência da decisão da diretoria de usar uma equipe de aspirantes na disputa do estadual, mas também da própria característica de clube formador que tem o Leão. Nos últimos cinco anos, o Vitória foi a agremiação do Nordeste que mais utilizou jogadores da base no profissional. A conclusão faz parte de um estudo publicado no começo deste mês pela Pluri Consultoria. Vale ressaltar que o levantamento não contabiliza a atual temporada.  

Sport e Ceará completam o ranking do Nordeste, com 12,6% e 6,1% de minutos jogados por atletas da base, respectivamente. Confira a seguir o ranking completo com os 22 clubes que mais ofereceram oportunidade aos jogadores da base no time principal de 2015 a 2019.

Vitória é o clube do Nordeste que mais usa a base; veja ranking (2020) 1

A empresa de consultoria em gestão, governança, finanças e marketing esportivo analisou os clubes que mais oferecem oportunidades aos jogadores da base, de 2015 a 2019, no Brasil, por minutos jogados, bem como a distribuição da utilização desses atletas nos elencos por posição.

No ranking geral, o Vitória aparece na 13ª posição, com 18,3% dos minutos jogados por atletas da base, em média, nos últimos cinco anos. O meio-campo foi o setor mais servido: 37% dos jogadores da base que foram aproveitados no profissional atuaram na meiuca rubro-negra.

Veja também: Presidente do Vitória convoca torcida para o Barradão e revela renovação de Léo Ceará

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui