Maior parte do elenco do Vitória está em fim de contrato — Foto: Letícia Martins / Divulgação / EC Vitória

Thiago Carleto é o atleta em fim de contrato com o Vitória que mais motiva o clube por uma renovação de contrato

Vitória não fez uma boa temporada em 2019. Eliminado na primeira fase do Campeonato Baiano e da Copa do Brasil, o time baiano se despediu da Copa do Nordeste sem ter vencido sequer uma partida e brigou contra o rebaixamento na Série B do Campeonato Brasileiro. Para 2020, o elenco que fracassou neste ano deve passar por uma reformulação.

O trabalho de reconstrução deve ser facilitado pelo número de jogadores que deixam a Toca do Leão em dezembro. Do atual grupo rubro-negro, 24 atletas estão nos últimos dias do contrato. A grande quantidade de peças que estão de saída também evidencia lacunas. Nenhum lateral-direito tem a permanência assegurada até o momento. O mesmo ocorre com a lateral esquerda.

Jogadores com contrato até o fim deste ano

JogadorPosição
VanLateral-direito
Matheus RochaLateral-direito
Jonathan BocãoLateral-direito
ChiquinhoLateral-esquerdo
CapaLateral-esquerdo
Thiago CarletoLateral-esquerdo
Everton SenaZagueiro
RamonZagueiro
DedéZagueiro
João VictorZagueiro
Zé IvaldoZagueiro
Lucas CândidoVolante
MarcielVolante
RomissonVolante
BarakaVolante
Léo GomesVolante
Gabriel BispoVolante
RuyMeia
Felipe GedozMeia
Anselmo RamonAtacante
Felipe GarciaAtacante
WesleyAtacante
ÍtaloAtacante
Matheus MangaAtacante

Dos atletas em fim de contrato, o que mais deve mover esforços por parte do Vitória para uma renovação é o lateral-esquerdo Thiago Carleto. Decisivo na reta final da Série B, o jogador foi emprestado pelo Ceará e tem o salário repartido entre os dois clubes. Em entrevistas recentes, ele já afirmou que não coloca obstáculos para seguir na Toca do Leão em 2020. Um bom planejamento é a única condição que o lateral coloca para seguir com a camisa rubro-negra.

Jogadores com contrato em vigor em 2020

JogadorPosiçãoFim do contrato
Martín RodríguezGoleiroDezembro de 2020
João GabrielGoleiroDezembro de 2021
CaíqueGoleiroDezembro de 2020
RonaldoGoleiroDezembro de 2021
Bruno BispoZagueiroJaneiro de 2020
Rodrigo AndradeVolanteDezembro de 2020
NicksonMeiaDezembro de 2021
Jordy CaicedoAtacanteJulho de 2021
Ruan LevineAtacanteDezembro de 2021
EronAtacanteDezembro de 2021
NeguebaAtacanteDezembro de 2020
Caíque SouzaAtacanteDezembro de 2020

Até o momento, doze jogadores do atual elenco possuem contrato para 2020. Entre eles, o destaque é o goleiro Martín Rodríguez, que encerrou a busca por um titular da meta rubro-negra e possui vínculo até o fim da próxima temporada. Com segurança, ele fez boas atuações e foi muito importante em algumas partidas na Série B. Ao todo disputou 27 partidas, com 27 gols sofridos.

Embora comece o ano com contrato, o zagueiro Bruno Bispo ficará sem vínculo ainda em janeiro. Assim, seria preciso uma extensão contratual para seguir no clube que o formou.

Iniciam 2020 com contrato quatro goleiros, um zagueiro, um volante, um meia e cinco atacantes. As peças podem aumentar com o retorno de jogadores que foram emprestados em 2019. É o caso do lateral-esquerdo Fabiano, que defendeu o Coritiba na Série B e tem vínculo até o fim da próxima temporada.

Jogadores que retornam de empréstimo

JogadorPosiçãoFim do contrato
FabianoLateral-esquerdoDezembro de 2020
Ruan RenatoZagueiroDezembro de 2020
YagoMeiaDezembro de 2020
NeiltonAtacanteDezembro de 2020
LuanAtacanteDezembro de 2022
Léo CearáAtacanteDezembro de 2020

Ruan Renato defendeu o Figueirense na atual temporada e também possui contrato até o fim de 2020. O meia Yago e o atacante Neilton disputaram a Série A por Goiás e Internacional, respectivamente. Os dois possuem salários elevados, o que dificulta a permanência na Toca do Leão para o próximo ano.

Já Léo Ceará tem boas chances de ser aproveitado. Formado nas categorias de base do clube baiano, o jogador foi emprestado no início do ano ao CRB e foi o artilheiro da equipe alagoana na Série B, com 14 gols marcados. Em termos de comparação, Caicedo e Anselmo Ramon foram os goleadores do Vitória na competição, cada um com seis gols.

O atacante Luan foi cedido temporariamente ao Palmeiras em negociação que rendeu ao Vitória os empréstimos de três jogadores com salários integralmente pagos pelo Verdão – Matheus Rocha e Wesley desembarcaram no clube baiano neste ano. De início, ele fica no time paulista até maio de 2020. Em agosto, o atleta foi submetido uma cirurgia no joelho para tratar de uma lesão de cartilagem. Ele nem chegou a estrear com a camisa alviverde.

A temporada 2020 do Vitória começa no dia 15 de janeiro, com a disputa do Campeonato Baiano. Além do estadual, o Rubro-Negro terá pela frente na próxima temporada a Copa do Nordeste, a Copa do Brasil e a Série B do Campeonato Brasileiro.

Leia também: Promessa do Vitória é convocado para seleção brasileira sub-20

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui